top of page
  • Foto do escritorPortal Blanco

Prévia: Real Madrid vs Barcelona (Supercopa)

Real Madrid e Barcelona voltarão a se encontrar em uma final depois de quase seis anos. A última vez, também uma final de Supercopa da Espanha, foi vencida categoricamente pelos merengues: 2-0 no jogo de volta no Santiago Bernabéu, aquele golaço de Marco Asensio e um placar global de 5-1.


Neste domingo, El Clásico ganhará um novo capítulo em um jogo que promete ser o mais equilibrado dos últimos anos. Ambas equipes chegam à final em momentos esportivos bastante similares - desempenho físico e técnico abaixo do esperado, defesas que concedem muitas oportunidades, goleiros salvadores... Tendo disputado semifinais, também, semelhantes.


Assim como o Real Madrid contra o Valencia, o Barcelona teve momentos de muita superioridade sobre o Betis, criando muitas oportunidades de gol - tendo dois gols anulados milimetricamente pelo tecnologia semi-automática de impedimento -, mas apresentando bastante vulnerabilidade na defesa. Ambas equipes se viram obrigadas a disputar incompreensíveis prorrogações em meio a um calendário muito apertado e precisaram vencer a disputa de pênaltis para carimbar a passagem para a final.


O Real Madrid, vencedor de 6 dos últimos 7 duelos oficiais contra o Barcelona, pela primeira vez em algumas temporadas não chega como a equipe mais sólida para El Clásico. A quantidade de gols sofridos e chances concedidas, infeliz marca da defesa ao longo de toda a temporada, a irregularidade dos laterais, bem como a pouco inspirada fase dos atacantes (Vini Jr, Rodrygo, Benzema voltando pouco a pouco ao melhor condicionamento...) são os grandes problemas da equipe nesse momento.


Além da má fase, o Real Madrid também precisará quebrar uma marca curiosa para garantir o título da Supercopa: desde a inauguração do novo formato em 2020, a competição nunca foi conquistada por um dos vigentes campeões de Liga ou Copa...


2020: Barcelona campeão da Liga; Valencia campeão da Copa. Real Madrid campeão da Supercopa.

2021: Real Madrid campeão da Liga; Real Sociedad campeã da Copa; Athletic campeão da Supercopa.

2022: Atlético de Madrid campeão da Liga; Barcelona campeão da Copa; Real Madrid campeão da Supercopa.


Carlo Ancelotti não poderá contar com Lucas Vázquez, contundido na semifinal contra o Valencia após torcer o tornozelo, e com dois titulares: Tchouaméni e Alaba, também lesionados, sequer viajaram com a equipe. Fede Valverde, Camavinga, Mendy, Carvajal, Modric e Militão (pancada na cabeça) terminaram a partida de quarta-feira com incômodos e muito desgaste, mas treinaram com normalidade estarão à disposição para a final.



Real Madrid vs Barcelona é uma partida, tradicionalmente, decidida nos detalhes. Apesar da clara superioridade merengue nos últimos anos, não tivemos placares elásticos mesmo nos momentos mais baixos dos culés. No último confronto, válido por La Liga no Santiago Bernabéu, o Madrid abriu 2-0 ainda no primeiro tempo mesmo sem jogar ao 100%, tendo oportunidades claras para marcar outros dois ou três. Na segundo etapa, a equipe optou por reduzir esforços e administrar o placar, e um gol tardio de Ferran Torres transformou o que era para ser uma vitória tranquila em uma corrida contra o tempo. Rodrygo converteu um pênalti no último minuto e garantiu o triunfo.


Contudo, o confronto deste domingo promete ser extremamente igualado - muito mais pelo mau momento dos comandados por Ancelotti do que pela evolução do Barcelona desde então - o que pode levar Carlo a escalar uma equipe com algumas mudanças em relação ao time que iniciou a semifinal: Rodrygo e Camavinga, titulares contra o Valencia, podem começar no banco e entrar no decorrer da partida (ou prorrogação?) para dar energia e dinamismo à equipe.


XI Previsto do Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Rüdiger, Mendy; Kroos, Valverde, Modric; Asensio, Benzema, Vini Jr.


Do lado do Barcelona, a equipe chega à final com todos os jogadores à disposição. A única dúvida está na titularidade de Frenkie de Jong, substituído na semifinal por conta de incômodos musculares. No mais, Xavi deve colocar em prática o plano 'anti-Vinícius', deslocando Ronald Araújo para a lateral-direita para vigiar o brasileiro de perto - estratégia que tem sido bastante favorável para o uruguaio nos últimos encontros entre os dois. Vini Jr, passando por uma fase pouco inspirada, deverá elevar o nível neste domingo para vencer esse duelo particular e ajudar o Real Madrid a conquistar o troféu.


XI Previsto do Barcelona: Ter Stegen; Araújo, Christensen, Koundé, Alba; Busquets (de Jong), Gavi, Pedri; Dembélé, Lewandowski, Raphinha.


Onde?

Estádio Internacional Rei Fahd, em Riade.


Quando?

Domingo, 15 de Janeiro às 16:00 de Brasília.


Como assistir?

No Brasil, o jogo será transmitido pela ESPN e Star+.


Comments


bottom of page