top of page
  • Foto do escritorPortal Blanco

O retorno de Santiago Solari



Após uma passagem discreta como treinador do América-MEX entre janeiro de 2021 e março deste ano, o retorno do argentino de 45 anos à entidade madridista está cada vez mais próximo de ser confirmado.

Solari chegou ao Real Madrid no ano 2000, procedente do rival Atlético de Madrid que havia sido rebaixado para a segunda divisão. Durante seu período no clube como jogador, foi peça habitual na equipe começando como titular ou saindo do banco de reservas - menção especial a sua titularidade na final da Novena. Disputou 208 partidas, marcando 22 gols e conquistando a UEFA Champions League, La Liga (x2), Supercopa da Espanha (x2), Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.

Em 2013 iniciou sua formação como treinador nas categorias de base do Real Madrid, passando por categorias do Infantil e Juvenil, finalmente chegando ao Castilla na temporada 2016=17.

Solari assumiu a equipe principal em 31 de outubro de 2018 após a demissão de Julen Lopetegui, herdando um Real Madrid em profunda crise de identidade sem Cristiano Ronaldo e com o baixo desempenho de pilares do tricampeonato consecutivo da Champions.

Apesar do início de trabalho empolgante com bons resultados, o título do Mundial de Clubes, a promoção de jovens promessas à equipe principal e a mão firme na hora de escantear alguns medalhões (cujo tempo acabou dando razão), Solari não resistiu às duas derrotas seguidas para o Barcelona e à eliminação para o Ajax naquela fatídica noite de Champions League.

Ainda assim, o trabalho do argentino em um dos momentos mais desafiadores do clube na última década não passou desapercebido pela direção e pelos torcedores. Foi Solari quem confiou em dois jovens jogadores que hoje são indiscutíveis na escalação do Real Madrid: Vinícius Jr e Fede Valverde.



Um cargo inédito


Conforme adiantou José Félix Díaz no último dia 27, Solari retornará em breve à entidade madridista e assumirá, segundo as últimas informações, uma posição nova no clube como coordenador de futebol.

Segundo Sergio Santos, Solari será responsável por supervisionar tudo que acontece em Valdebebas, potencializar a categoria feminina (principal e base) e masculina, bem como reestruturar as instalações e espaços da Cidade Esportiva. Vale lembrar que a partir da próxima temporada teremos o retorno do Real Madrid C, uma categoria entre o Juvenil A (sub-19) e o Castilla, na tentativa de suavizar a muitas vezes disruptiva passagem entre ambas categorias. O objetivo também é desenvolver e fortalecer a base da equipe feminina. No momento, contudo, ele não desempenhará nenhuma função como treinador.

Nesse sentido, a figura de um sujeito 'da casa' como Santiago Solari supõe um extra à organização e funcionamento do Real Madrid, que enxerga no argentino "um homem que representa perfeitamente os valores do clube" e cuja visão e qualidade humana só tende a somar no trabalho e sucesso do Madrid.

Comments


bottom of page